Mariola Landowska

Mariola Landowska é uma pintora polaca, que um dia escolheu viver em Portugal, “lugar de ligação das culturas luso-brasileira e luso-árabe”

Saber mais

Mariola Landowska manifesta claramente o seu interesse e conhecimento das culturas indígenas e a vontade de uma arte, que expresse os signos e ícones das suas mitologias. Nesta pintura transparece uma sensibilidade feminina. Encontramos, por exemplo, várias alusões ao mito da “Grande Mãe”. Presente em tantas sociedades primitivas mas também raíz ancestral de imaginários comuns.

Formada em arquitectura na Polónia, estudou pintura, mais tarde, em Itália. Aprofundou os estudos com conhecimentos de etnografia e mitologia. A sua admiração por culturas indígenas levou-a até Marrocos e Brasil ao encontro das tribos Pi-Kiriri e Fulni-Ôs. Explora também diferentes formas de expressão artística em azulejaria e escultura em mármore.

Se é sensível, indiferentemente das suas origens, o ser humano partilha da emoção e da experiência estética da arte em qualquer lugar do mundo.

Margarida Pinto Correia (Fundação do Gil) 2008 “Humanos e raízes” exposição dedicada pà Fundação do Gil.

“…Pela força das cores. Pelo universo da luz, pela vontade de fazer daquele Mundo, porque o trabalho dela nos abre janelas.”

Alicja Tylmann  magazine “Szpak”  Szczecin, Polónia 2008

…”A sua Pintura torna-se combinação da estética contemporânea com tradição figurativa inspirada nos ícones da arte primitiva. E o resultado é uma expressão de força baseada na simplicidade das formas e na energia das cores fortes…”

Júlio Quaresma/Revista “Caras”/26 Outubro 2002, Portugal

Mariola Landowska territorializa um universo de registos e linguagens que nos remete para culturas venatorias do Paleolítico Superior e para os grafismos infantis numa clara pesquisa sobre os significantes e ícones primitivos.

Admiradora da cultura primitiva, desde as suas manifestações pré-históricas às manifestações indígenas, a artista recorre nas suas obras a um léxico evanescence dos simbolismos dessas culturas ancestrais.

Alentejo

Dimensões: 150 x 120

Técnica: Acrílico S/ Tela

Dimensões: 20 x 20

Técnica: Técnica mista S/tela

 

Dimensões: 90 x 90

Técnica: Acrílico S/ tela

Dimensões: 115 x 90

Técnica: Acrílico S/ Tela

Lisboa

Dimensões: 120 x 80

Técnica: Acrílico S/ Tela

Dimensões: N/A

Técnica: Azulejo

Dimensões:

Técnica: Acrílico S/ Tela

Mariola Landowska

Pin It on Pinterest

Share This