Nadir Afonso

Nadir Afonso é um dos artistas de maior relevo na Arte Portuguesa do Sec. XX. Nasceu em Chaves em 1920 e morreu em 2013 aos 93 anos de idade.

Saber mais

Diplomou-se em Arquitetura na Escola Superior de Belas-Artes do Porto.

Em 1946, ingressou na École des Beaux-Arts em Paris para estudar pintura, tendo regressado ao Porto para acabar o curso de Arquitetura. Em 1951 foi colaborador do arquiteto Le Corbusier, função que já tinha desempenhado entre 1946 e 1948, tendo simultaneamente utilizado o atelier de Fernand Léger para trabalhar em pintura. De 1952 a 1954, trabalhou no Brasil com o arquiteto Óscar Niemeyer. Nesse ano, regressou a Paris, retomando contacto com os artistas e desenvolvendo os estudos sobre pintura que denomina “Espacillimité”. Em 1958 expõe no Salon des Réalités Nouvelles, o trabalho “espacillimités”, animado de movimento. Em 1965, Nadir Afonso abandona definitivamente a arquitetura dedicando-se unicamente à pintura. Em 1967 foi prémio Nacional de Pintura e em 1969 Prémio Amadeo de Sousa-Cardoso. Em 1984 foi condecorado com os graus de Oficial e de Grande Oficial da Ordem Militar Santiago de Espada.

Está representado em Museus na cidade de Lisboa, Porto, Amarante, Rio de Janeiro, São Paulo, Budapeste, Berlim, Paris, Roma etc.

Em Janeiro de 2009 foi apresentado em Chaves o projeto da autoria de Siza Vieira da sede da Fundação Nadir Afonso.

No dia 5 de Novembro de 2013 foi-lhe conferido pela Faculdade de Belas Artes da Universidade do Porto o Doutoramento Honoris Causa.

Serigrafia

Descrição aqui

Pin It on Pinterest

Share This