Victor Vasarely

Victor Vasarely nasceu em Pécs e cresceu em Pöstyén e Budapeste, onde em 1925 ingressou em medicina na Universidade de Budapeste. Em 1927 abandonou a medicina para aprender pintura acadêmica tradicional na Podolini-Volkmann Academy. Em 1928/1929, matriculou-se na escola de arte, Műhely.

Saber mais

Vasarely. Deixou a Hungria e estabeleceu-se em Paris em 1930. Trabalhou como artista gráfico e como um consultor criativo nas agências de publicidade Havas, Draeger e Devambez (1930-1935). Após a Segunda Guerra Mundial, abriu um ateliê em Arcueil, um subúrbio de cerca de 10 km do centro de Paris. Em 1961, estabeleceu-se em Annet-sur-Marne.

Vasarely  passou a produzir arte e escultura usando a ilusão de ótica.

três décadas, Vasarely desenvolveu seu estilo de arte abstrata geométrica, trabalhando em vários materiais, mas utilizando um número mínimo de formas e cores:

1944-1947: Rotas Les Fausses – no caminho errado: Durante este período, Vasarely experimentou pinturas cubistas, futuristas, expressionistas, simbolista e surrealista, sem desenvolver um estilo único. Depois. Expôs seus trabalhos na galeria de Denise René (1946) e na galeria René Breteau (1947). Escrevendo na introdução ao catálogo, Jacques Prévert colocado Vasarely, entre os surrealistas. Prévert cria as imaginoires prazo (imagens + noir, preto) para descrever as pinturas. Auto-Retrato (1941) e O Homem Cego (1946) estão associados a esse período.

1947-1951: Desenvolve a arte abstrata geométrica: Finalmente, Vasarely encontrou seu próprio estilo. Denfert refere-se às obras influenciadas pelas paredes de azulejos brancos do Paris Denfert – estação de metro Rochereau.

Homenagem a Malevitch (1954), Ciudad Universitaria de Caracas

1951-1955: imagens cinéticas e fotografias a preto-branco. Neste período, em preto-branco, combina os quadros num único painel pela transposição fotografias em duas cores. Homenagem a Malevitch, um retrato da parede de cerâmica de 100 m² decora a Universidade de Caracas, Venezuela, co-projetado em 1954 com o arquiteto Carlos Raúl Villanueva, é um trabalho importante deste período.

Dimensões: 43 x 63

Técnica: serigrafia

Privacy Preference Center

Close your account?

Your account will be closed and all data will be permanently deleted and cannot be recovered. Are you sure?

Pin It on Pinterest

Share This