A seguir ao body:
Select Page

“Entre as Águas do Tejo” exposição individual de Mariola Landowska- PINTURA

O caminho artístico é um caminho para a Arte; logo, procurar algo novo é um processo natural.

Desta vez, será uma viagem pelas águas do Tejo, uma nova série, uma nova narrativa, a que chamo “Entre Águas”. Um tema inspirado num barco clássico, chamado Canoa do Tejo, feito de madeira com uma linda forma. Estava eu um dia no estaleiro de Sarilhos Pequenos a participar na reabilitação da embarcação Alma do Tejo, quando aí encontrei um novo tema para pintar. O tópico da água em diferentes lugares e em diferentes momentos do dia evoca pensamentos relacionados com o passado e o presente. O que muda e o que permanece? A cor da água geralmente é azul, mas a paleta muda-a para o ocre, que simboliza a terra.

A maré sobe e desce e, assim, muda a paisagem e muda a forma do barco. Todos os espaços da proa à popa parecem mostrar uma nova música. Há também figuras, pessoas ligadas à água e à vida num barco. Pessoas que sentem a água e a sua própria vida dividida em fragmentos, que, porém, formam um todo. Lastros e conveses são consertados para que as canoas possam perdurar.

Navegar na canoa Alma do Tejo da Associação ANCORAS, da qual me tornei membro, permitiu-me voltar a navegar. Na Polónia, costumava navegar nos lagos e no Mar Báltico. Mas um iate não é uma canoa e foi a alma do Tejo que me inspirou a pintar esta nova série.

Texto: Mariola Landowska

Partilhar em