Diogo Navarro
Diogo Navarro de Castro (português, n.1973) é um artista multidisciplinar, mais conhecido pelo seu interesse pelo potencial pictórico de diferentes materiais explorados através da pintura. Seus trabalhos em tela ou madeira consistem em um conjunto de materiais em que a luz está no ponto focal. Aglomerados de tinta explodem como flashes, metal e vidro refletem a luz externa, que se torna um componente chave da pintura.
Saber mais
Nascido em Moçambique, estudou Belas Artes na Sociedade Nacional de Belas Artes, em Lisboa, Portugal. Expandiu os seus estudos em técnicas de gravura finita, design gráfico e realidade virtual, em que este meio é evidente nos seus trabalhos em curso. Tendo passado a sua infância em África, Navarro inspira-se no cenário africano e as suas viagens moldaram vastamente as suas decisões artísticas. Durante mais de uma década participou em mais de 80 exposições individuais e coletivas em Portugal e internacionalmente.
As obras de Navarro estão representadas em muitas coleções públicas e privadas, incluindo a Embaixada do Vaticano em Roma, Itália; Embaixada de Portugal em Kinshasa, Congo; Embaixada dos Estados Unidos em Lisboa, Museu Nacional de História Natural e Ciência em Lisboa, bem como Palácio Nacional da Ajuda em Lisboa, Portugal.
Em 2012, Navarro recebeu o primeiro prémio de “Imagem da Rússia” pela Academia Russa de Belas Artes em Moscovo, Rússia. Em 2014 ganhou o prémio da categoria de pintura no Festival Internacional de Arte Vera em Lisboa, Portugal. Em 2015 participou na exposição “Ano Internacional da Luz” no Palazzo Loredan, em Veneza, Itália; apresentando um corpo de trabalho influenciado pela interação entre luz e vidro.
DIOGO NAVARRO