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Mariola Landowska

Mariola Landowska

Mariola Landowska

Mariola Landowska é uma pintora polaca, que um dia escolheu viver em Portugal, “lugar de ligação das culturas luso-brasileira e luso-árabe”

 

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Mariola Landowska manifesta claramente o seu interesse e conhecimento das culturas indígenas e a vontade de uma arte, que expresse os signos e ícones das suas mitologias. Nesta pintura transparece uma sensibilidade feminina. Encontramos, por exemplo, várias alusões ao mito da “Grande Mãe”. Presente em tantas sociedades primitivas mas também raíz ancestral de imaginários comuns.

Formada em arquitectura na Polónia, estudou pintura, mais tarde, em Itália. Aprofundou os estudos com conhecimentos de etnografia e mitologia. A sua admiração por culturas indígenas levou-a até Marrocos e Brasil ao encontro das tribos Pi-Kiriri e Fulni-Ôs. Explora também diferentes formas de expressão artística em azulejaria e escultura em mármore.

Se é sensível, indiferentemente das suas origens, o ser humano partilha da emoção e da experiência estética da arte em qualquer lugar do mundo.

Margarida Pinto Correia (Fundação do Gil) 2008 “Humanos e raízes” exposição dedicada pà Fundação do Gil.

“…Pela força das cores. Pelo universo da luz, pela vontade de fazer daquele Mundo, porque o trabalho dela nos abre janelas.”

Alicja Tylmann  magazine “Szpak”  Szczecin, Polónia 2008

…”A sua Pintura torna-se combinação da estética contemporânea com tradição figurativa inspirada nos ícones da arte primitiva. E o resultado é uma expressão de força baseada na simplicidade das formas e na energia das cores fortes…”

Júlio Quaresma/Revista “Caras”/26 Outubro 2002, Portugal

Mariola Landowska territorializa um universo de registos e linguagens que nos remete para culturas venatorias do Paleolítico Superior e para os grafismos infantis numa clara pesquisa sobre os significantes e ícones primitivos.

Admiradora da cultura primitiva, desde as suas manifestações pré-históricas às manifestações indígenas, a artista recorre nas suas obras a um léxico evanescence dos simbolismos dessas culturas ancestrais.

https://www.galeriadearte.pt/artista/mariola-landowska/

Estaleiro. Acrílico sobre tela 

Dimensões: 100 x 81 cm

Técnica: Acrílico S/ Tela

Estaleiro II

Dimensões: 100 x 100 cm

Técnica: Azulejo ( múltiplo assinado )

Elementos 

Dimensões: 73 x 100 cm

Técnica: Acrílico sobre tela

“LISBON STORY” 

Dimensões: 40 X 33 CM. ACRÍLICO SOBRE TELA.

Bacalhau

Dimensões: 150 x 90

Técnica: Acrílico S/ Tela

Paço de arcos 

Dimensões: 100 x 145

Técnica: Acrílico S/ Tela

Entre águas

Dimensões: 110 x 150

Técnica: Acrílico S/ Tela

Pássaro branco

Dimensões: 20 x 20 cm 

Técnica: Azulejo ( múltiplo assinado ) 

Contos da Travessa do tempo 

Dimensões: 150 x 100 cm

Técnica: Acrílico sobre tela 

Lisboa mouraria 

Dimensões: 20 x 20 cm 

Técnica: Azulejo ( múltiplo assinado ) 

Ruas de Pessoa 

Dimensões: 60 x 120 cm

Técnica: Acrílico sobre tela 

Mariola Landowska
Miguel Barbosa

Miguel Barbosa

Miguel Barbosa

Miguel Barbosa. 1925 – 2019. Escritor, paleontólogo e poeta. Miguel Barbosa fez da sua vida e da sua obra uma epopeia.
A história do mundo e do antes do mundo, é o movimento do universo dos guerreiros e dos planetas, é a vida e é também antes da vida. Como um campo de batalha , é um movimento amplo, grandioso, ritmado, teatral.

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As cores harmoniosas, a observação cuidadosa, os fundos vermelhos e as praias brancas ornadas de preto , o ritmo e a força, denotam a presença de um grande artista.

Recebeu vários prémios como pintor.
Falando apenas em medalhas de prata de ouro:
medalha de prata Concours International 19ème Académie de Lutèce, Paris;
Chevalet d’or, Ambily, França; Gold Medal Associacion d’Incentivo l’l’Elite, França;
Medalha de Ouro da “melhor selecção artista europeu” Chateau de Saint Victor, França.
Foi nomeado representante de Portugal na exposição de arte “Montmartre na Europa”, Paris, 1996.
Em 2009, foi distinguido com a Medalha Jorge Amado pela União Brasileira de Escritores.

Artista eleito da Commanderie D’Unet. Recebeu a medalha de ouro do Museu D’Unet, a sua maior distinção, concedida muito raras vezes. Além de estarem neste Museu, as suas obras estão em colecções permanentes do Palácio do Eliseu, Museu do vaticano, Museu do Louvre, entre outros.

A pintura de Miguel Barbosa tem consonâncias religiosas e históricas, por vezes evocando recordaçães, é monocromática, elegante e discreta, mas não precisa de assinatura de tal modo o talento e o estilo do autor são reconhecidos.

Jane Chirossot-Chambeaux
Conservadora do Musée de la Commanderie d’Unet Tonneins-Bordeaux-France 

https://www.galeriadearte.pt/artista/miguel-barbosa/

Partida de Rugby 

Acrílico sobre tela 60 x 50 cm

Letargia 

Acrílico sobre tela 90 x 60 cm 

“Um índio, Pizarro e Cortês ”

Técnica: ACRÍLICO S TELA 70 X 52 CM. + MOLDURA

 

Encontro com o passado 

Acrílico sobre tela 80 x 120 cm

Xivas o deus indiano

Acrílico sobre tela. 80 x 120 cm

Serigrafia

Acrílico S / tela

Serigrafia 50 x 60 cm 

Acrílico S / tela
Acrílico S/ Tela

Dimensões: 25×50

Técnica: Serigrafia

Miguel Barbosa

1925 – 2019

Noronha da Costa

Noronha da Costa

Noronha da Costa

Noronha da Costa nasceu em Lisboa. Fez o curso de arquitetura na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa e expôs individualmente pela primeira vez em 1962 em Paris.

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Em 1966 expôs no Salão de Maio, Bienal de S. Paulo e foi-lhe atribuído o Prémio Soquil pela sua actuação na época de 1968-69. Aos 27 anos de idade Noronha da Costa “reúne  um consenso crítico e público muito alargado” no panorama artístico português.Noronha da Costa começou a dar os primeiros passos na pintura ainda muito jovem, recebendo aulas de Eduarda Lapa. Foi, porém, a meio do curso de Arquitectura, que frequentava na Escola Superior de Belas-Artes de Lisboa, que iniciou o seu percurso enquanto artista plástico.

Começou por produzir uma série de objectos e colagens, que enviaria para exposições colectivas da Sociedade Nacional de Belas-Artes. Começando a granjear  reconhecimento por parte da crítica. O artista tornava transparentes, através do uso do óleo, imagens retiradas de revistas.  Criando dessa forma, na tela dois conjuntos figurativos que interferiam entre si. As suas primeiras obras de relevo eram sobretudo colagens “em que se identificava uma procura imagética de carácter poético, o que logo depois se traduziu pelo emprego de folhas de revistas ilustradas impregnadas de óleo de modo a trazer ao mesmo plano os seus inverso e reverso numa imagem dupla e ambígua. Seguidamente dedicou-se à construção de objectos, nos quais o emprego de espelhos e vidros despolidos produz efeitos espaciais inéditos“, com o cruzamento entre os espaços real e virtual (ver por exemplo Objecto 67).

A partir daí Noronha da Costa seria autor de um trabalho singular no contexto da pintura portuguesa. Em busca de uma perspectiva sensual das imagens. Noronha da Costa  recria uma tridimensionalidade que desafiava a percepção do espectador através de molduras simuladas de motivos românticos.

https://www.galeriadearte.pt/artista/noronha-da-costa/

Noronha da Costa

Dimensões: 90 x 150

Técnica: Acrílico e pastel

Dim. mancha.: 41 x 49 cm
Dim. total.: 50 x 70 cm

Técnica: Serigrafia

 

Oliveira Tavares

Oliveira Tavares

Oliveira Tavares

Oliveira Tavares Nasceu em Lisboa em 1961. Formou-se em Engenharia Civil no Instituto Superior Técnico, frequentou o curso de desenho do A.R.C.O e o curso de História de Arte na Sociedade Nacional de Belas Artes em Lisboa. Quando se contempla um quadro de Oliveira Tavares, a nossa atenção concentra-se nas personagens provenientes de imagens mais antigas. Velasquez, Vermeer.

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Fez um workshop de gravura com Bartolomeu Cid dos Santos – Casa das Artes – Tavira.
Membro da Sociedade Nacional de Belas-Artes
-Obra citada no catálogo (ISBN 4-906536-32-8)
da exposição “George de La Tour”, no Museu de Arte Ocidental, Tokyo, Japan.
-Citado no Livro Ingres.Regards Croisés(ISBN:2856204643) , RMN Editions Mengès France.
Ilustrou o livro de Poesia “A Gaveta de Baixo” de Rosa Lobato de Faria.
Representado em colecções particulares nos Estados Unidos, Brasil, Inglaterra, França, Japão, Holanda e Bélgica. Representado na Fundação PLMJ, no Banco Santander Totta em Lisboa, Banco BIC em Lisboa, Transgas, entre outras instituições.

https://www.galeriadearte.pt/artista/oliveira-tavares/

Ericeira

Acrílico sobre tela – 80 x 100 cm

 

Oliveira Tavares

Vermeer 

Acrílico sobre tela – 80 x 100 cm 

 

Acrílico sobre tela.

Dimensão 100 x 81 cm

 

Sem Título

Acrílico sobre tela 100 x 150 cm

 

Senhora e Flores

Dimensão 50 x 70

Serigrafia

Lábios 
Dimensão 50 x 70

Serigrafia

Senhora e flores

Serigrafia 50 x 70 cm

Paul Mathieu

Paul Mathieu

Paul Mathieu

Paul Mathieu , nasceu em Bruxelas em 1953. De formação autodidata foi no entanto uma obra literária do Prof. Rocha de Sousa que teve maior influência na formação do seu estilo. Radicado em Portugal desde 1979.

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Paul Mathieu desenvolveu um trabalho notável no campo das artes plásticas nacionais e com múltiplas exposições, tanto individuais como coletivas ganhou a admiração de um público fiel cada vez mais numeroso.

Paul Mathieu / Exposições individuais:

1978- Reunião Anual de artistas e antiquários na Place du Sablon, Bruxelas

1987- Galeria de Exposições Temporárias no Museu Regional de Sintra

– Europa Club Overeise, Bruxelas

– Palácio dos Coruchéus, Lisboa

1988- Sociedade Nacional de Belas Artes, Lisboa

1994- Alliance Française, Lisboa – Galeria Escada 4, Cascais

1998- Expo’98 – Pavilhão da Bélgica, Lisboa

1999- “Autant en emporte le vent…” – Galeria Pirâmide, Lisboa

“Abstraction Evocative” – Galeria Municipal Artur Bual, Amadora

– ” A Intuição do Movimento” – Galeria Qtª. Stº António, Aveiro

2000- ” A Dinâmica da Fragmentação”- Museu da Água, Lisboa

-“Liberté du Geste” – Galeria 7º Passeio ao Parque, Lisboa

2001- Lapa Gallery, Lisboa

-“Coloration Cinétique” – Galerie Artitude, Paris

2007- Galeria da Ordem dos Médicos, Lisboa

2008- “30 anos de pintura” – Antológica na Mãe de Agua das Amoreiras,Lisboa

2010- ” Percursos da Luz” – Galeria CNAP, Lisboa

2011- “Contraste Atmosphérique” – Galeria Paula Cabral, Lisboa

2012 – “ Variações dentro de um estilo próprio.” – Galeria CNAP, Lisboa

Paul Mathieu / Exposições coletivas:

1989- “Les Bateaux de Pêche vus par…” – Galerie Alfican, Bruxelas

1991- Art Portugal – Abbaye de Forest, Bruxelas

– “Projecto Criarte” – Centro Cultural de Belém, Lisboa

1994- Galeria S. Bento, Lisboa

1998- Centenário do Champanhe Raposeira – C.C.Belém, Lisboa

1999- 6º Festival das Comunidades Estrangeiras – Espaço Oikos, Lisboa

-“Um Retrato para Fernando Pessoa” – Espaço Mar Português, Lisboa e itinerante

2000- “A Arte e a Imaginação da Europa” – Museu da Água, Lisboa

2002- Prémio Vespeira VII Bienal de Artes Plásticas , Montijo

2004- VI Bienal dos Lions – Oficina da Cultura, Almada

2005- Prémio Vespeira VIII Bienal de Artes Plásticas , Montijo

2006- Tapices de Portalegre – Fundación Carlos de Amberes, Madrid

Prémios:

1991 – “Obra de Mérito” – 1ª Feira Internacional de Arte, Port’Arte 91, Portimão
1996 -“Menção Honrosa” – 1ª Bienal Cardoso Lopes, Amadora

1998 – Medalha de Prata na 6ª Bienal do Rótulo Artístico do Diário de Notícias (Centenário do Champagne Raposeira)

2002 – VII Bienal de Artes Plásticas Prémio Vespeira, Montijo seleccionado em pintura.

2004 – VIII Bienal de Artes Plásticas Prémio Vespeira, Montijo selecionado em pintura e fotografia

2009 – 7º Prémio Amadeo Souza Cardoso, Amarante selecionado em pintura.

Intervenções na Televisão:

1990 – “Ponto por Ponto” com Helena Balsa na RTP 1

1992 – Programa “Affiches” na TV 5 Europe

1996 – “Primeira Fila” com Bárbara Guimarães na TVI

1998 – “Acontece” na RTP 2

– “Praça da Alegria” de Manuel Goucha na RTP 1

Representações:

–         Ministério da Indústria e Energia

–         Museu da Cidade de Lisboa

–         Museu Diogo Gonçalves em Portimão

–         Museu Regional de Sintra

–         Museu Carlos Reis em Torres Novas

–         Museu da Água em Lisboa

–         Museu de Tapeçarias Guy Fino em Portalegre

–         Banco Espirito Santo

–         Banco Totta e Açores

–         Brisa – Auto-Estradas de Portugal

–         Caves Sandeman, Vila Nova de Gaia

–         Carlupi Seguros

–         Companhia de Seguros Tranquilidade

–         Gás de Portugal, Lisboa

–         Groupama Seguros

–         Marfil, Lda, Lisboa

–         Timing Alliance, Lisboa

–         Sonae, Porto

–         Fournier Farmacêutica Portugal S.A, Lisboa

–         Portuleiter S.A, Vila Franca de Xira

–         Fundação António Prates, Ponte de Sor

–         Colecção Citroën, Lisboa

Manufactura de Tapeçarias de Portalegre:

–       Execução de duas tapeçarias em 2004/2005 [/read]

Samurai

100 x 150 cm

Acrílico sobre tela

Optimism

100 x 120 cm

Acrílico sobre tela

Ephemeral  

50 x 50 cm

Acrílico sobre tela

Samurai 

100 x 150 cm

Acrílico sobre tela

Optimism 

150 x 100 cm

Acrílico sobre tela

SERIGRAFIA 50 X 72 CM 88/100 EMOLDURADA

Dimensão 50 x 72 cm série de 100 emoldurada.

 

SERIGRAFIA PE 16/17

Dimensões: 70 x 50 cm. 

Behind the clouds

120 x 100 cm

Acrílico sobre tela

SERIGRAFIA PA 12/15

 

Dimensão do papel 70 x 50 cm

Acrílico sobre tela

Paul Mathieu